terça-feira, 28 de agosto de 2012

DICAS DE SAÚDE


PROFESSOR, COMO SER AMIGO DA SUA VOZ ?  
( Parte II )
Adriana Gama Cesconetto -
Fonoaudióloga Ed. Inclusiva - SEME 


Algumas Orientações Específicas para Sala de Aula

- Beba água, em pequenos goles, em temperatura ambiente, durante todo o período em que estiver dando aula.
 -Evite fumar ou ficar perto de fumantes no intervalo das aulas.
 -Sugere-se não fazer a chamada em voz alta. Peça ajuda aos próprios alunos: cada um fala seu nome ou número, ou a faça em silêncio.
 -Disponha de outros mecanismos didáticos para tornar a aula mais dinâmica, poupando a voz (recursos audiovisuais, por exemplo).
 -Evite falar na presença de ruídos externos não controláveis (sirenes de ambulâncias, aceleração de caminhões, obras nas proximidades da escola, etc.).
 -Evite gritar! Procure aproximar-se dos alunos para dar ordens, chamar atenção ou fazer solicitações.
- O megafone é um bom recurso para se falar em ambientes abertos; caso não possua um, use as mãos em torno da boca, simulando um megafone, especialmente se você for professor de educação física.
- Quando estiver escrevendo no quadro, evite falar olhando para a classe, para que a laringe não fique mal posicionada.
- Articule com precisão as palavras, sem exageros, para que a mensagem seja mais bem compreendida e haja redução do esforço das pregas vocais, e por consequência, da voz.
- Procure utilizar-se dos intervalos entre as aulas para repousar a voz, evitando cometer abusos vocais em conversas ruidosas na sala de professores ou com os alunos.
 - Cuidado com os abusos vocais nos ensaios das comemorações (festas dos pais, mães, crianças, juninas, etc.). Quando possível, use o microfone.
- Os professores de educação física devem executar as ordens dos exercícios separadamente, para não terem tensão muscular durante a fonação.
 - Fale em intensidade moderada e num tom confortável para não provocar irritação nos alunos e não forçar as pregas vocais.
É importante, antes de iniciar a jornada de trabalho com a voz, fazer uso de exercícios de relaxamento e aquecimento vocal: O aquecimento vocal é de grande importância antes de ensaios e apresentações e envolve exercícios para oferecer flexibilidade aos músculos responsáveis pela produção vocal.. O aquecimento prepara as pregas vocais para o uso intensivo da voz, favorecendo uma performance mais satisfatória. A voz aquecida é mais aguda e mais intensa.
Voz educada, saúde Cuidada.