quarta-feira, 23 de novembro de 2011

EMEF "PROFª DEOLINDA LAGE"

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011 


 O Selo Escola Solidária identifica, reconhece e fortalece a escola EMEF PROFª DEOLINDA LAGE   como núcleo de cidadania em sua própria comunidade. A Escola recebeu este selo graças ao Projeto "Grupo de Dança Negro Rugério" da Diretora Ruth Novaes de Carvalho Rodrigues.

Adelia Marchiori (Secretária Municipal de Educação)
 e a Diretora Ruth Novaes C. Rodrigues

Conheça melhor o projeto abaixo especificado:


GRUPO DE DANÇA NEGRO RUGÉRIO

Ciências sociais e História. 20 alunos participantes.

Participaram alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dos anos finais do Ensino Fundamental e de classe de EJA.
Houve participação de direção, coordenação, professores, funcionários e comunidade.
Como surgiu a ideia?
Além do aumento da auto estima de nossas crianças, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a importância da dança no convívio diário e na desenvoltura, a questão da cidadania, é muito bonito e gratificante notar-lhes a alegria, dentro de uma realidade de tão poucos recursos, quando vêem o seu trabalho reconhecido.Tendo em vista a necessidade fomentar políticas públicas no município na área educacional e a grande importância de resgatar a cultura local em relação a história do quilombo de Santana, possibilitando aos alunos aprendizagem significativa, foi criado em 2010 o Grupo de Dança afro “Negro Rugério”. O grupo recebeu esse nome em homenagem ao negro Rugério, que chefiou o quilombo de Santana, onde se localiza a nossa escola, até a sua destruição em 26 de julho de 1881. O grupo é formado por 20 crianças deste educandário, mas conta com a atenção e respeito de todos os outros alunos e da comunidade, que vêem através desta manifestação cultural e educacional, a valorização de sua cultura e cidadania. Suas vestimentas são ricas e coloridas como dos seus antepassados. O ritmo é ditado por tambores e chocalhos e as coreografias são baseadas nas histórias vividas pelos negros nos tempos de escravidão e da liberdade de expressão adquiridas nos quilombos, assim como o jongo e o Ticumbi. O grupo conta com o carinho de amigos da escola, que admiram o trabalho desenvolvido e ajudam a manter o seu funcionamento através de doações para sua manutenção na aquisição de materiais necessários para que ele cresça cada vez mais.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
Os alunos estudam a história geográfica da etnia negra, através de mapas, de leituras de literaturas afros e afros-brasileiras, desenvolvendo assim, seus próprios textos, e contextualizando a realidade da sua vivência. Criou-se um hábito o estudo das letras de musica com origens afros,e assim com seus autores. Tornou-se necessário estudar os costumes das danças afro e suas simbologias de diferentes grupos de países africanos. Dessa forma se trouxe uma sensibilidade maior aos nossos alunos.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
Esta nova ação esta prevendo em nossa proposta pedagógica a valorização cultural local dos afros descendentes e visando a mobilização da comunidade em torno do ambiente escolar, trazendo um maior envolvimento entre escola/comunidade assim como fazendo com que todos se sintam respeitados em seus valores naturais, sintam-se motivados a particiuparem das atividades propostas sem vergonha de sua aparencia, cor ou situação financeira. O projeto resgatou a vontade de permanecerem na escola, e até mesmo se empenharem em suas atividades pedagógicas, melhorando assim os rendimentos escolares.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
O objetivo é resgatar a cultura negra e a história do quilombo de Santana, incentivando os alunos a não abandonar a cultura e a história dos negros no Brasil, através da dança. Este grupo composto de 20 alunos deste educandário tem uma importância fundamental para a comunidade no tocante ao resgate dos valores quilombolas e da auto-estima. Nossa escola se situa em uma região extremamente carente, não só de valores materiais, mas de valores culturais, pois onde antes foi um dos maiores quilombos do Brasil os valores culturais estavam se perdendo, porém alguns ainda conservam as marcas de seus antepassados, e com o envolvimento da escola nestes movimentos, têm a oportunidade de repassar seus conhecimentos. Esta nova ação está prevista em nossa proposta pedagógica no intuito de valorizar a cultura local dos afro descendentes, visando a mobilização da comunidade em torno do ambiente escolar e trazendo um maior envolvimento entre escola/comunidade, assim como fazendo com que todos se sintam respeitados em seus valores naturais. Existe a necessidade de compartilhar com a nossa comunidade, assim como levar também esta cultura regional para outras comunidades, dando aos nossos alunos condições de apresentações dignas de serem respeitadas por sua beleza, colorido e conteúdo sócio histórico educativo.
Responsável pelo projeto:
Nome: RUTH NOVAES DE CARVALHO RODRIGUES
E-mail: emefdeolindalage@gmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário