quinta-feira, 8 de março de 2012

ACONTECE...

ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA REDUZEM GRADATIVAMENTE SEUS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DE 2009 A 2011
Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes do tempo não é desejável, tampouco pode ser considerado satisfatório um sistema que aprove seus alunos ao mesmo tempo em que permite que estes saiam da escola sem ter adquirido o nível de conhecimento apropriado.
Além disso, sabemos que as inúmeras reprovações desanimam a permanência de crianças e jovens no sistema educativo, fazendo cair por terra à esperança de conclusão de uma trajetória escolar promissora.
O Sistema ideal combinaria precisamente a universalidade de acesso, um alto grau de aprendizagem e um fluxo normal dos estudantes, sem ocorrência de elevados índices de repetência e abandono.
A Condição primeira para um sistema ideal está, portanto, cumprida.
No entanto, nossos problemas ainda residem nas altas terás de repetências. Evidentemente, ainda há muito caminho a ser percorrido, aqui, entra em operação outro aspecto relativo a todos aquele que trabalharam com educação e pela sua melhoria.
Temos um retrato de quanto estamos próximos ou distantes do sistema ideal, ou, de quanto caminhamos, ao longo do tempo, para nos aproximarmos dele.
Nosso desafio, considerando-se esse resultado é fazer com que os alunos aprendam ainda mais, no mesmo tempo e obtenham sucesso na escola.
Os Índices mostram que avançamos muito e para a SEME, o Sucesso Acontece quando o Aluno Aprende e esse deve ser o nosso compromisso e o de cada Unidade Escolar, e isso se chama: Educação de Qualidade.

  Adélia Augusta de Mattos Pereira Marchiori
Secretária Municipal de Educação