terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EMEF "ASTROGILDO CARNEIRO SETÚBAL"

MARA MANGUELINA VAI À CASA DOS ALUNOS

BONECA MARA MANGUELINA

A sala de leitura da E.M.E.F. Astrogildo Carneiro Setúbal é o coração daquela Escola. É ali que muitos projetos brotam e florescem.
                Em visita o Coordenador do Programa de Leitura “Plantando Leitores” Salomão da Silva Pinto ficou feliz em ver o ritmo em que segue aquela biblioteca e a satisfação dos alunos em frequentarem aquele ambiente.

                O projeto “A Pesca do Livro” Está indo a todo vapor. A biblioteca está ornamentada com peixinhos que os alunos estão confeccionando.
                Cartinhas estão circulando. O Projeto Correios do Leitor não para e está crescendo cada vez mais com as ideias que surgem. Em breve a Escola receberá a visita de um carteiro que fará uma palestra para que os alunos conheçam o teor daquela profissão
                A promotora de leitura Maria Luiza Fundão apresentou a Salomão Mara Manguelina. Quem é Mara Manguelina? É uma boneca confeccionada em material reciclável. Ela foi criada no ano passado para incrementar o Projeto “Mangue Vivo” e foi inserida nos Projetos Fíbria e Ecoar onde a E.M.E.F. Astrogildo foi congratulada com o segundo lugar.
                O nome Mara Manguelina foi inspirado na personagem Maria Sassalina, que é uma boneca criada pelo professor Sassá, autor de uma revista pedagógica.
                Ao término dos projetos Mara Manguelina poderia ficar simplesmente ornamentando a sala de leitura, ou ser descartada para ser reciclada ou voltar a poluir o meio ambiente. Como as promotoras de leitura daquela escola vivem com a cabeça explodindo de ideias criativas, decidiram dar vida àquela personagem com o objetivo de provocar no aluno a fantasia, a criatividade e incentivá-lo a desenvolver a escrita e a oralidade.
                De que forma isso acontecerá? A cada final de semana um aluno levará Mara Manguelina para visitar a sua casa. A boneca além de possuir roupas e acessórios (feitos de material reciclável), tem também um diário onde está escrito a sua biografia. Na imaginação da criança Mara Manguelina irá participar de toda rotina da família e tudo isso será relatado por ela no diário. O aluno vai fantasiar por exemplo, que Mara Manguelina comeu na mesa a comida que eles comeram, se a família saiu para um lazer ou um passeio, a boneca também participará. Se acontecer qualquer outra ocorrência por exemplo: briga em família, ou na vizinhança, a Mara Manguelina vivenciará e tudo será relatado. Posteriormente os alunos apresentarão na sala de aula o seu texto e o professor de língua portuguesa avaliará.
                São ideias como essa que nós queremos ver as promotoras de leitura (auxiliares de biblioteca) desenvolvendo. Basta olhar o material que tem em sua volta e usar a imaginação. É preciso trabalhar com amor e priorizar o aluno. Vamos fazer de nossas salas de leitura espaços lúdicos, vivos e principalmente agradáveis onde o aluno sinta prazer em visitar.

TRABALHOS MANUAIS DO PROJETO
PESCA DO LIVRO

Maria Luiza Fundão(Promotora de Leitura) 
e a Boneca Mara Manguelina

Nenhum comentário:

Postar um comentário